Portes grátis para Portugal a partir de 150€
Documentários sobre Sustentabilidade

A sustentabilidade é uma das bases da nossa atividade, mas sabemos que é um assunto complexo, com muitos detalhes e questões sensíveis. Para vos ajudarmos a perceber melhor a importância da sustentabilidade, a repensar algumas ações e a encarar a realidade da preponderância do nosso papel no destino do planeta, selecionámos 5 documentários (e um bónus!) que tem mesmo de ver.

Vamos a isso?

 

1.     Home, o Mundo é a Nossa Casa (2009)

Já tem mais de uma década, mas continua atual. “Home, O Mundo é a Nossa Casa” é um documentário do fotógrafo, jornalista e ambientalista francês Yann Arthus-Bertrand.

Ao longo de mais de 18 meses, Yann e a sua equipa viajaram pelo globo para dar a conhecer a biodiversidade do nosso planeta e demonstrar o impacto negativo dos nossos hábitos. Alguns dos temas focados são a agricultura intensiva, o aumento populacional e o crescimento da pobreza.

Vale a pena ver e rever este documentário visualmente impactante e repensar no rastro inevitável das nossas ações. Está disponibilizado gratuitamente no YouTube (AQUI).

 

2.     Uma Verdade Inconveniente (2006)

O documentário que colocou Al Gore nas bocas do mundo não podia ficar de fora desta lista, certo?

Em 2006, ano em que o mundo encarou pela primeira vez “Uma Verdade Inconveniente”, ficámos a saber mais sobre um tema ainda pouco conhecido até então – o aquecimento global. Infelizmente, ainda é, hoje, um problema latente e sem perspetiva de resolução à vista, pelo que o documentário continua pertinente.

Este é o filme que todos os ativistas ambientais têm de ver, até porque Al Gore é um dos nomes mais aclamados no que diz respeito à sensibilização para as alterações climáticas.

 

3.     Perseguindo o Gelo (2012)

Vencedor de um Emmy e muito aclamado pela crítica, “Chasing Ice” (“Perseguindo o Gelo”) é um documentário do fotógrafo ambientalista James Balog, que rumou até ao Ártico para documentar, para a National Geographic, as irrefutáveis alterações climáticas.

Durante um período de três anos, e com a ajuda de 300 câmaras, James Balog documentou as mudanças no Alasca, na Gronelândia e na Islândia, e o resultado é um filme visualmente marcante e até chocante.

Depois de ver este documentário, não há como negar o aquecimento global.

 

4.     Trashed: Para onde vai o nosso lixo (2012)

Apresentado pelo ator Jeremy Irons, este é um documentário sobre o destino do nosso lixo. “Trashed: Para onde vai o nosso lixo” é um dos pilares do movimento “Zero Waste” ou “Desperdício Zero” e deve ser visto por todos aqueles que não sabem o que acontece aos produtos após o descarte.

Apesar de, hoje em dia, já existirem alguns esforços para minimizar o consumo de plásticos e outros materiais de utilização única, ainda não está enraizado o hábito de reciclar e minimizar o desperdício que criamos.

Neste sentido, “Trashed: Para onde vai o nosso lixo” pode ser um bom aliado, já que nos mostra o que acontece, realmente, a todo o lixo que produzimos e qual o impacto que isso tem no nosso mundo.

 

5.   David Attenborough: Uma Vida no Nosso Planeta (2020)

David Attenborough é um comunicador nato e um rosto – e voz! – inconfundível. Após 70 anos de carreira na BBC e mais de 90 de vida, recorda, em "Uma Vida no Nosso Planeta", o passado glorioso do nosso planeta, enumerando as enormes perdas que sofreu.

"Uma Vida no Nosso Planeta" é um relato onde se torna evidente e inegável o impacto do contributo humano na destruição de milhares de espécies, habitats, e, de um modo geral, da Terra.

Este documentário é um antes e depois pungente, que faz falta ver, rever e analisar. O naturalista britânico aliou-se à Netflix nesta produção como uma espécie de último recurso na tentativa de salvar o planeta. Depois de o ver, repensar os nossos hábitos e adotar hábitos sustentáveis terá uma nova motivação.

BÓNUS: O Nosso Planeta (2019)

Lançada em 2019 pela Netflix e narrada pela voz de David Attenborough (que tão bem conhecemos!), “O Nosso Planeta” é uma série documental que, mais do que simplesmente documentar sustentabilidade, documenta a vida.

Marcante e absolutamente imperdível, “O Nosso Planeta” apresenta paisagens incríveis e revela a biodiversidade do nosso mundo, referindo o impacto negativo que as alterações climáticas e os hábitos humanos estão a causar na fauna e flora de todo o mundo. A série documental tem 8 episódios sobre diferentes temas e ambientes, sendo que todos têm um propósito em comum: sensibilizar os espectadores para o real valor do mundo natural.

Documentários sobre Sustentabilidade

5 Documentários sobre Sustentabilidade que tem mesmo de ver

Categorias

Temas

Login

Produtos
Sustentabilidade
Produtos vistos recentemente
Ainda não viu nenhum produto :(

Subscrição de newsletter

Criar conta

Register

Os seus dados pessoais serão utilizados para melhorar a sua experiência por toda a loja, para gerir o acesso à sua conta e para os propósitos descritos na nossa política de privacidade.