fbpx

Blog

8 Dicas para poupar energia

carmen-martinez-K4uj-VPRjJc-unsplash

Todas as dicas para poupar energia são bem-vindas, correto? Neste artigo, encontra truques que o farão poupar dezenas de euros por ano.

Conforme anunciado anteriormente pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSAR), o preço da eletricidade no mercado regulado subiu no mês de julho, o que significa que, a partir de agora, as famílias receberão faturas com valores 3% mais elevados. No entanto, é possível poupar na fatura da eletricidade através de gestos muito simples que fazem toda a diferença (no ambiente e na carteira). Neste artigo, partilhamos 8 que, com certeza, serão úteis à maior parte das famílias.

1. Apague as luzes quando sair de uma divisão da casa

Parece uma daquelas coisas que toda a gente faz instintivamente, mas não é bem assim – ainda há muita gente que não tem este comportamento, seja por distração ou intenção de regressar algum tempo mais tarde. Para verificar uma descida imediata na fatura da eletricidade, o gesto é muito simples: desligar as luzes quando não são necessárias. E se existir luz natural em quantidade durante o dia… aproveite!

2. Não deixe o telemóvel (ou outros dispositivos) a carregar durante a noite

Por muito prático que seja, isto aumenta os gastos de energia, pois o telemóvel não precisa de tantas horas para ficar totalmente carregado. Carregue-o apenas durante o tempo necessário e, para além de poupar na eletricidade, irá prolongar a vida da bateria do dispositivo.

 3. Substitua as lâmpadas de casa

Mais uma dica que, parecendo óbvia, fará muita diferença: substituir as lâmpadas incandescentes por lâmpadas economizadoras. Não sentirá diferença na divisão (a luz será semelhante), mas irá poupar 80% da energia elétrica utilizada (já para não falar que duram, em média, 8 vezes mais).

4. Não deixe os aparelhos em standby

Estima-se que uma família média portuguesa possa poupar aproximadamente 20€ por ano e 100 kg de CO2 apenas com este gesto, por isso, a partir de agora, lembre-se: desligar os aparelhos no botão e não apenas no comando (se houver luzinhas a indicar que está desligado, então está a gastar mais do que o necessário).

5. Cozinhe mais do que uma refeição ou prato em simultâneo

Se está a utilizar o forno para preparar um assado para o almoço de domingo em família, aproveite para preparar algumas refeições que tornarão a rotina da semana de trabalho mais simples ou, claro, para fazer uma sobremesa que surpreenderá os seus convidados. O forno aquece todas as prateleiras em simultâneo, pelo que é perfeitamente possível poupar tempo e energia com este gesto.

6. Faça comparações

As faturas da eletricidade podem variar significativamente, dependendo do fornecedor. Antes de assinar o contrato, peça orçamentos a várias empresas e faça contas para perceber qual deles, a longo prazo, será mais vantajoso para o seu caso em particular.

7. Não faça pré-lavagem da loiça

A máquina de lavar loiça existe para fazer o seu trabalho e, ao contrário do que é popularmente dito, não é necessário passar os pratos e panelas por água antes de os colocar a lavar na máquina. Acabe com as pré-lavagens e poupe de forma dupla: na fatura da eletricidade e na fatura da água.

8. No Inverno, mantenha o aquecimento ligado.

Pode parecer contraditório, mas a verdade é que baixar o termostato em apenas 1º C pode levar à poupança de, aproximadamente, 70€ por ano. Manter o aquecimento ligado numa temperatura mais baixa, mas constante, fará com que a casa fique quente sem necessidade de ligar, aumentar significativamente a temperatura e desligar quando a casa aquece. As explosões de calor deixarão de ser necessárias, a família estará confortável e a fatura no final do mês será mais simpática.

 

Produtos Bluway que também o ajudarão a poupar:

Baterias inteligentes: para veículos ou imóveis, estas baterias irão ajudá-lo a otimizar a energia proveniente dos painéis solares e, a longo prazo, a poupar significativamente nas suas faturas da eletricidade.

Torneira Eco: enquanto uma torneira convencional não permite controlar o desperdício de água, onde “esquerda” e “direita” são sinónimos de “água quente” e “água fria”, esta torneira misturadora funciona de forma diferente. A alavanca para cima liberta apenas água fria/natural, minimizando o uso desnecessário da água quente, e, consequentemente, o consumo energético despendido no aquecimento da mesma. Podendo ser instalada numa bancada ou num lavatório, esta torneira ajudá-lo-á a poupar nas faturas da água e da eletricidade.

Mais informações
Partilhar
Share on facebook
Share on linkedin

Artigos relacionados

Os painéis solares fotovoltaicos são uma possibilidade viável caso pretenda produzir a sua própria energia elétrica, consumir uma energia limpa e poupar dinheiro a longo prazo. Com painéis fotovoltaicos é[...]

Temos vindo a defender a máxima de que a mudança começa em nós mesmos, acreditamos realmente que pequenos gestos podem mudar o mundo. Pequenas alterações nas nossas rotinas, em casa,[...]

O Governo Português decidiu o plano de ação que será levado a cabo (maioritariamente) pelo Ministério do Mar esta década. No começo de setembro, foi aprovado em Conselho de Ministros[...]

X
Add to cart