Portes grátis para Portugal a partir de 150€
Bluway_Painéis_Solares

Os painéis solares fotovoltaicos são uma possibilidade viável caso pretenda produzir a sua própria energia elétrica, consumir uma energia limpa e poupar dinheiro a longo prazo. Com painéis fotovoltaicos é possível fazer tudo isto e, simultaneamente, reduzir a sua pegada ecológica e a fatura da eletricidade.

Como funcionam os painéis fotovoltaicos?

Os painéis fotovoltaicos são compostos de células de silício que recolhem a energia do sol para a transformar em eletricidade. Este é tipo de painel mais utilizado em estruturas de autoconsumo e pode assumir duas formas: monocristalino ou policristalino. Cada tipo de painel tem aplicações diferentes dependendo da rentabilidade e do clima que se espera em cada caso.

Vantagens dos painéis fotovoltaicos:

Sendo uma tecnologia que recorre apenas à energia do sol para produzir energia limpa, a instalação de painéis solares fotovoltaicos em sua casa tem bastantes benefícios e vantagens. Entre elas:

  • Boa relação custo-benefício

Com apenas alguns metros quadrados de painéis solares fotovoltaicos instalados em sua casa, é possível contar com energia elétrica suficiente para todos os equipamentos eletrónicos, sendo ainda provável haver uma produção de energia excedente para uso noturno. Isto significa que, ao longo dos anos, terá a possibilidade de economizar muito dinheiro. Descubra mais sobre os excedentes energéticos e como economizar com eles, neste artigo.

  • Energia sustentável e sem emissões

A conversão de energia solar em energia elétrica acontece por meio de um processo limpo e sustentável. Uma vez que a geração de eletricidade através de painéis fotovoltaicos não produz resíduos ou poluentes para o meio ambiente, estará a reduzir de imediato a sua pegada ecológica.

  • Valorização do imóvel

A instalação de painéis solares fotovoltaicos pode valorizar o seu imóvel até 8%, dado que uma residência que já conta com estrutura para geração de energia solar tem um atributo extra e de destaque no mercado.

  • Economização

Depois de alguns anos a utilizar painéis solares fotovoltaicos, o valor investido inicialmente é compensado na conta mensal da eletricidade - que apresenta uma redução média de 80% após a adoção da energia solar.

  • Fácil manutenção

O sistema fotovoltaico não possui peças móveis, pelo que quase não há desgaste mecânico. Os painéis fotovoltaicos duram mais de 25 anos apenas com uma simples limpeza anual. Para além disso, não fazem barulho ao gerarem energia solar – este processo é 100% silencioso.

Bluway_Paineis_Solares

Desvantagens associadas à instalação de painéis fotovoltaicos

A instalação de painéis fotovoltaicos em sua casa está relacionada com inúmeras vantagens, contudo há sempre “uma outra face da moeda”! Neste caso, as principais desvantagens têm a ver com:

 

Se já tem painéis solares fotovoltaicos...

Se já se rendeu à energia solar, a Bateria Inteligente de Energia Fotovoltaica é o elemento que falta ao seu sistema de eficiência energética. Os sistemas de energia da Ampere foram desenhados para alcançar o máximo de independência energética, permitindo armazenar o excesso de produção energética durante o dia para consumir à noite, independentemente das condições climáticas.

Na FioBlu, poderá encontrar seis diferentes modelos de baterias inteligentes para instalar em sua casa. As baterias inteligentes armazenam o excedente de energia gerado pelos painéis solares durante o dia para que o possa utilizar 24 horas. Através do software dotado de inteligência artificial é possível a gestão automática, prever a produção solar, analisar os preços do mercado elétrico e os padrões de consumo do utilizador para obter a máxima poupança, independência energética e garantir conforto. O resultado é o culminar da eficiência energética, de dia ou de noite.

Para além das baterias inteligentes para casa, também pode carregar o seu veículo de forma inteligente. O modelo E-Loop é um avançado sistema de carregamento inteligente e eficiente, capaz de prever quando não irá utilizar o seu veículo para aproveitar a energia excedente e transferi-la para a sua habitação Através do E-Loop pode programar a hora em que irá utilizar o seu veículo e antecipar a necessidade de carregamento, o que permite utilizar o excedente de proteção solar, utilizando a rede no período em que o preço da energia é mais barato. Esta é a solução inovadora que transforma o seu veículo elétrico numa fonte de energia para sua casa e lhe garantir uma casa eficiente e sustentável.

 

O futuro é sustentável

As energias renováveis têm sido uma tendência crescente e o horizonte avizinha-se mais sustentável. A Europa estabeleceu, com o European Green Deal, algumas métricas para a próxima década que visam transformar, até 2030, pelo menos 35% do consumo energético em consumo oriundo de energias renováveis.

O objetivo é, naturalmente, cortar drasticamente as emissões de gases de efeito de estufa e acelerar o processo de descarbonização, fazendo com que a Europa se torne o primeiro continente neutro do ponto de vista climático até 2050.

Bluway_Paineis_Solares

Para que o objetivo seja alcançado será necessário investimento e esforço. A FioBlu renova, assim, o seu compromisso com a sustentabilidade, munindo-se de todos os meios para tornar as casas dos portugueses mais eficientes e sustentáveis.

Agora que conhece os prós e contras da instalação de painéis fotovoltaicos já pode tomar uma decisão informada sobre o investimento em energia solar. Esta é uma alternativa interessante nos locais onde as condições são favoráveis, e o nosso país, solarengo todo o ano, é um ótimo exemplo disso.

A FioBlu dispõe de uma rede de parceiros especializados em instalações de painéis fotovoltaicos e baterias inteligentes, capaz de o ajudar e assistir na escolha, instalação e manutenção do equipamento.

Se tiver interesse em saber mais, contacte-nos!

Bluway_Painéis_Solares

Instalar painéis solares fotovoltaicos compensa?

Categorias

Temas

Login

Produtos
Sustentabilidade
Produtos vistos recentemente
Ainda não viu nenhum produto :(

Subscrição de newsletter

Criar conta

Register

Os seus dados pessoais serão utilizados para melhorar a sua experiência por toda a loja, para gerir o acesso à sua conta e para os propósitos descritos na nossa política de privacidade.