fbpx

Blog

Tudo o que precisa de saber sobre… A Qualidade do Ar Interior

Bluway_Qualidade_Do_Ar_Interior

Há longos anos que nos deparamos com a dificuldade em definir a “boa qualidade do ambiente interior”. E no que diz respeito a este conceito, muitos são os fatores promotores e inibidores da qualidade do ar.

Neste artigo, explicamos o que define a qualidade do ar, o que a pode deteriorar e como a podemos promover eficazmente.

O que é, afinal, a boa qualidade do ar interior?

Consideramos de boa qualidade o ar interior que não interfere com nenhum dos nossos sentidos ou o nosso bem-estar. Se existe boa luminosidade, boa ventilação, temperatura agradável e adequada, e não existem quaisquer emissões de gases ou poluentes, humidade ou poluição, então, o ar é de qualidade.

Mas, e se aquilo que deteriora a qualidade do ar for indelével, indolor e indetetável? Como sabemos se a qualidade do ar é boa ou má?

 

Frequentemente, os fatores deterioradores da qualidade do ar são invisíveis e silenciosos. Isto quer dizer que, apesar de serem difíceis de detetar, podem ter um impacto negativo na saúde dos ocupantes dos edifícios por um longo período antes de se descobrir a necessidade de resolver este problema.Bluway_Qualidade_Do_Ar_Poluentes

Poluentes mais comuns em espaços interiores

  • Compostos orgânicos voláteis (COVs).
  • Partículas em suspensão.
  • Dióxido de Carbono.
  • Ozono Troposférico proveniente do ar exterior.
  • Rádon.
  • Odores e Gases Domésticos.

 

Quais são os fatores que afetam a qualidade do ar?

Os fatores que afetam a qualidade do ar podem ser vários e depender de espaço para espaço. Estes são os mais comuns:

  • Falta de manutenção (ou manutenção deficiente) dos sistemas de aquecimento, ventilação e ar condicionado.
  • Emissões dos materiais de construção, tintas e mobiliário.
  • Humidade excessiva e bolores.
  • Superfícies sujas e poeirentas.
  • Materiais de limpeza tóxicos.

Como pode a nossa saúde ser influenciada pela qualidade do ar interior?

A boa qualidade do ar interior ajuda a desenvolver e promover a saúde dos sistemas intelectuais (como a memória, a criatividade, os reflexos ou a rapidez de raciocínio), contribui para uma maior e melhor qualidade do sono, alivia o stress, contribui para a oxigenação dos pulmões, melhora o funcionamento do sistema digestivo, fortalece o sistema imunológico e beneficia a circulação do sangue.

Bluway_Qualidade_Do_Ar_Interior

O que podemos fazer para regular a qualidade do ar interior?

A medição regular da qualidade do ar interior permite identificar os poluentes, bem como descobrir formas de melhorar a qualidade de vida e o bem-estar.

Passamos a grande maioria do nosso tempo dentro de edifícios e, tendencialmente, é no interior que se concentram mais poluentes (em média, o interior é 2 a 5 vezes mais poluído do que o exterior).

A)    Monitorizar a Qualidade do Ar

Existem vários dispositivos para monitorização da qualidade do ar. Alguns deles são mais adequados a espaços industriais, outros mais adequados a espaços particulares.

Na Bluway, existem dois dispositivos de monitorização da Qualidade do Ar:

1.     Atmotube PRO

O Atmotube PRO é um dispositivo portátil que cabe na palma da mão e supervisiona e calcula a qualidade e segurança do ar que respiramos.

Perfeito para uso doméstico e também no exterior, o dispositivo deteta, em tempo real:

  • Poluentes PM1 (partículas inferiores a 1 micrómetro).
  • Poluentes PM2.5 (partículas inferiores a 2.5 micrómetros).
  • Poluentes PM10 (partículas com até 10 micrómetros) – como poeira, pólen, fuligem e mofo.
  • Compostos orgânicos voláteis (VOCs).
  • Mede ainda: a pressão atmosférica, a temperatura e a humidade relativa.

O Atmotube PRO pode ser conectado ao seu dispositivo smart através de conexão Bluetooth e de uma app que envia informação detalhada, mas também funciona de forma autónoma, através de um pequeno LED que, quando pressionado, apresenta uma escala de cor baseada no índice de qualidade do ar.

Pode descobrir mais sobre o Atmotube PRO, neste artigo.

2.     Aranet4Home

O Aranet4 Home é um dispositivo discreto, moderno, sem fios e desenhado para calcular e detetar a concentração de dióxido de carbono no espaço, assim como a temperatura, a humidade relativa e a pressão barométrica (atmosférica).

Perfeito para utilização doméstica (por ser discreto, silencioso e ter a opção de instalação), pode também ser utilizado fora de casa, em qualquer edifício.

A aplicação Aranet4 permite configurar o dispositivo, conhecer os dados de histórico, agendar alarmes e ajustar a frequência com que o sensor se ativa. O dispositivo conta com um ecrã com otimização de consumo para aumentar a longevidade da energia.

Descubra mais sobre o Aranet4Home, neste artigo.

O Aranet4 foi escolhido por uma série de escolas na Letónia – conheça o estudo de caso.

 

3.     Em breve: AtmoCube

O AtmoCube ajuda a garantir a qualidade do ar interior, monitorizando os principais poluentes do ar e indicando o nível de conforto dentro dos edifícios.

Analisando indicadores como PM1s, PM2.5 e PM10, COVs, CO2, pressão atmosférica, humidade, temperatura, luminosidade e níveis de ruído, o AtmoCube é uma solução que pode ser utilizada em cafés e restaurantes, hotéis, escolas, espaços comerciais, hospitais e clínicas, escritórios ou residências.

O AtmoCube inclui a mais recente tecnologia sensorial, pode ser conectado com qualquer dispositivo próximo (através da sua app) e integrado com um sistema de gestão de edifícios (como aquecimento, ventilação ou ar condicionado).

O AtmoCube estará disponível muito em breve.
Faça já a sua reserva. Seja um dos primeiros a conhecê-lo. 

 

B)    Ventilar frequentemente os espaços

Ventilar um espaço fechado é uma das regras fundamentais para um espaço saudável e com ar renovado. A ventilação constante introduz ar fresco e de melhor qualidade no interior dos edifícios, enquanto extrai o ar poluído do interior para o exterior. Esta função ajuda a reduzir e eliminar os poluentes, a minimizar a humidade e a repelir odores desagradáveis.

Um bom sistema de ventilação permite:

  • Promover o arejamento dos espaços com ar renovado e mais seguro;
  • Filtrar o ar externo e promover a recirculação;
  • Controlar a concentração de poluentes atmosféricos num espaço fechado;
  • Evitar a propagação de doenças, a sensação de mal-estar e os desmaios;
  • Melhorar a produtividade;
  • Garantir a segurança, o conforto e o bem-estar.

Um permutador de ar tem como principal função a diminuição da concentração de partículas no ar e, como consequência, a diminuição da concentração de poluentes e vírus no ambiente.

Instalado numa parede, para permuta de ar interno e externo e recuperação de calor, a sua capacidade de purificação é dependente do tempo de ativação, e o seu sistema é capaz de captar e filtrar o ar externo e entregar ar controlado no interior através da permuta do ar.

Permutadores de ar disponíveis na Bluway:

1.      Flow2One

O Flow2One pode purificar as partículas PM2.5 do ar exterior, transportando ar fresco regulado para o interior para aumentar o conteúdo de oxigénio em espaços fechados.

Simultaneamente, extrai o ar interior de fraca qualidade para o exterior, para que o ar da sua casa se possa renovar facilmente, sem necessidade de abrir portas ou janelas. Assim, terá sempre ar fresco e saudável em casa.

O seu design de poupança de energia (de 1.9W), permite que, durante 22 dias em funcionamento, consuma apenas 1Kilowatt por hora.

2.      Flow2One+

Equipado com permutador de ar, purificador e sensor de qualidade do ar, permutador de temperatura e disseminador de fragrância.

O Flow2One+ consegue purificar totalmente o ar interior graças ao seu filtro duplo, que remove 99.9% das partículas PM2.5, e ajuda a reduzir, rapidamente, os níveis de dióxido de carbono e de formaldeído no interior.

O seu sensor de qualidade do ar consegue, rapidamente, recolher dados para o seu painel inteligente, de forma a que consiga obter sempre um ar saudável em sua casa.

 

C)    Investir num Purificador de Ar

Ainda que haja soluções mais e menos complexas, com mais ou menos filtros, o purificador de ar funciona, de forma geral, com recurso a filtros e uma pequena ventoinha.

À medida que o ar se move através do filtro, os elementos prejudiciais à nossa saúde são retidos (um purificador pode remover até 99,9% das impurezas presentes no ar1) e o ar, filtrado e, consequentemente, limpo, é devolvido à divisão em que o purificador se encontra.

Existem centenas de modelos de purificadores no mercado e é importante escolher aquele que se adequa às necessidades de cada família e de cada espaço. Porque sabemos que nem sempre é fácil saber que características devem ser valorizadas nesta tomada de decisão, deixamos uma lista das que deve considerar, neste artigo.

Purificadores de Ar disponíveis na Bluway:

  1. O sistema do Purificador Fixo AC-260 é capaz de filtrar até 99,9% das bactérias e partículas. Através de uma app inteligente, compatível com iOS e Android e conectável com até 50 dispositivos, permite, ainda, monitorizar o ambiente e gerir o equipamento à distância.
  2. Purificador Móvel AI-600 apresenta um sistema de filtragem de ar com 6 níveis e é indicado para ambientes entre 47 e 73m2. Tal como a opção que referimos anteriormente, também este equipamento funciona através de uma app inteligente, compatível com iOS e Android e é conectável com até 50 dispositivos, através dos quais poderá monitorizar o ambiente e gerir o purificador de forma simples.
  3. O Purificador Portátil AX-90 pode ser utilizado no seu carro, neutralizando os vírus e bactérias e restaurando a qualidade do ar em apenas 5 minutos. Pode mover o equipamento para qualquer lado para máxima segurança, para onde quer que vá.

 

A qualidade do ar interior é um assunto sério e importante. De forma a preservarmos a nossa saúde, é importante que saibamos reconhecer os poluentes, detetá-los, neutralizá-los e prevenir a sua propagação.
Proteja-se!

Mais informações
Partilhar
Share on facebook
Share on linkedin

Artigos relacionados

Os painéis solares fotovoltaicos são uma possibilidade viável caso pretenda produzir a sua própria energia elétrica, consumir uma energia limpa e poupar dinheiro a longo prazo. Com painéis fotovoltaicos é[...]

O aparecimento de um novo vírus veio realçar a importância, já existente, de calcular a qualidade do ar e também de respirar um ar purificado, seguro e saudável. Vários estudos,[...]

A única forma de garantir uma boa qualidade de ar interior, é ter uma boa ventilação. A ventilação constante introduz ar fresco e de melhor qualidade no interior dos edifícios,[...]

X
Add to cart